Meninas de Sinhá

 

 

O grupo Meninas de Sinhá foi criado em 08 de dezembro de 1996 por Dona Valdete da Silva, moradora do bairro Alto Vera Cruz, zona leste de Belo Horizonte. No entanto, a idéia do projeto é muito anterior do final da década de 70. Naquela época Dona Valdete participava das reuniões do projeto social Lar Feliz. Quando o grupo passou a cantar e se apresentar artisticamente, as próprias integrantes decidiram mudar o nome para Meninas de Sinhá. 

 

Entre as várias manifestações da cultura popular existentes, o grupo de senhoras de 45 a 91 anos de idade, elegeu as cantigas de roda, cirandas e brincadeiras infantis. Desses primeiros encontros, nasceu o principal objetivo do grupo: preservar e difundir a cultura popular. 

 

Dona Valdete conta a história ao site BEBOP Comunicação & Cultura: “eu observava muitas mulheres saindo da porta do centro de saúde com sacolas de medicamentos antidepressivos. Percebi que o que elas mais sentiam era tristeza, agonia, solidão. Não eram doenças para remédios. O que elas precisavam de verdade era melhorar suas auto-estimas. Então, fui convidando uma a uma para nos reunirmos para conversar, fazer trabalhos manuais e brincadeiras. Assim, naturalmente, foi surgindo o Meninas de Sinhá, pois cada uma veio trazendo uma música que lembrava da infância e partilhando com as outras”, conta orgulhosa. 

 

Embora o “Meninas de Sinhá” tenha começado de forma despretensiosa, acabou se tornando um dos mais importantes grupos culturais de Minas Gerais. O projeto é reconhecido no cenário cultural mineiro e nacional. Em 22 anos de existência coleciona prêmios: Prêmio Cultura Viva (2007), Prêmio Aval do Rival Petrobrás de Música (2008), Prêmio TIM de Música – Categoria Grupo Regional (2008). 

 

As “Meninas” também lançaram seu primeiro CD individual em 2007, com o título “Tá Caindo Fulo”, pelo Selo Mais.  O CD é composto por 19 músicas, todas de domínio público, tendo na faixa-título a participação do grupo de rap NUC.

 

Em um bate-papo informal com a produtora do Meninas de Sinha, Patrícia Lacerda, ela conta um pouco mais sobre os objetivos e expectativas do projeto para o futuro. 

 

Qual é o papel social do Meninas de Sinhá no bairro Alto Vera Cruz, região leste de Belo Horizonte?

 

Tentamos melhorar a vida das mulheres que integram o grupo, apoiar ações sociais e culturais na região, propagar a cultura através das brincadeiras infantis e cantigas de roda. Dona Valdete que é a integrante mais antiga do grupo, sempre foi ativista política e social. Ela sempre trabalhou para melhorar a comunidade.

 

De que forma o Meninas de Sinhá contribui para inclusão social e aumento da auto-estima das senhoras de terceira idade do bairro Alto Vera Cruz?

 

O grupo promove palestras, ginástica, dança, bate-papo e brincadeiras tanto para suas integrantes como para outras mulheres da região. Através das Leis de incentivo o grupo viaja, promove encontros em outras cidades e outros grupos de cultura do estado.

 

Quais são os planos do Meninas de Sinhá para o próximo ano?

 

Pretendemos gravar o segundo CD, que contará com participações especiais e patrocínio da Vivo. O grupo também deseja aumentar e dinamizar o seu trabalho na região do bairro Alto Vera Cruz, para atingir crianças, mulheres e idosos. No entanto, para atigir esse objetivo precisamos de uma sede própria, por isso em 2011 iremos batalhar para conseguir o apoio de uma empresa mantenedora. 

 

Dona Valdete tem planos mais ambiciosos como, criar uma orquestra na região. No entanto, o principal objetivo do grupo para o próximo ano continua sendo tirar as crianças e as mulheres da tristeza que é ver um ente querido nas drogas, no alcoolismo ou ecnarcerados.